BRIEFING DE SÃO PAULO EM PORTUGUÊS

COMO SE MOVER EM SÃO PAULO

Carros, ônibus e veículos de carga – o trânsito é imenso em São Paulo. Precisamos achar um jeito novo de incentivar a mobilidade sustentável na cidade.

Convocamos designers e empreendedores criativos a apresentar ideias ousadas, inventivas e inovadoras para enfrentar o problema da matriz energética do transporte urbano em São Paulo.

As inscrições estão abertas!

‘É importante saber que todas as inscrições do Clean Energy Challenge deverão acontecer em inglês. Por favor se certifique de ter ao menos uma pessoa com inglês fluente no seu grupo’.


O QUE VOCÊ PODE GANHAR

ATÉ €10.000 PARA DESENVOLVER SUA IDEIA

UM PROGRAMA DE ACELERAÇÃO PERSONALIZADO

UM TIME EXCLUSIVO DE MENTORES & ESPECIALISTAS

ACESSO À NOSSA REDE DE PARCEIROS


 

CALENDÁRIO

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

4 DE SETEMBRO – 5 DE Dezembro 2018

ESCOLHA DOS APROVADOS

11 DE dezEMBRO – 10 DE janeiRO 2018

APERFEIÇOAMENTO DAS IDEIAS

11 DE janeiRO – 10 DE FEVEREIRO 2019

ESCOLHA DOS VENCEDORES

21 DE FEVEREIRO – 6 DE MARÇO 2019

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO

7 DE MARÇO – 31 DE JULHO 2019

DESENVOLVIMENTO & EXECUÇÃO

DE JULHO EM DIANTE

O PROBLEMA DO TRÂNSITO EM SÃO PAULO

Carros, ônibus e caminhões são uma grande fonte de gases de efeito estufa em muitas cidades do mundo. Embora a utilização de veículos elétricos seja um passo na direção certa, a corrida por carros menos poluentes por si só não vai resolver os problemas que as cidades estão enfrentando: um engarrafamento de veículos “sustentáveis” continua sendo um engarrafamento.

A infraestrutura de São Paulo não foi construída para suportar o número atual de caminhões e veículos particulares, e os planos que servem a eles literalmente pavimentam o caminho para novas aquisições de carros, engarrafamentos, desperdício de combustível e emissão de gases. E isso para não mencionar as horas que perdemos no trânsito. Iniciativas para ampliar e atualizar o transporte público e o de cargas em São Paulo estão se movendo lentamente. É por isso que estamos convocando designers para encontrar soluções criativas e radicais capazes de criar fluxos de pessoas e mercadorias mais sustentáveis através da cidade.

Como podemos incentivar a mobilidade limpa e sustentável em São Paulo?

“Uma coisa que os designers podem fazer: desenhar melhores bicicletas elétricas, ou veículos que possam seduzir os donos de automóveis e motoristas a deixar seus carros em casa e ir trabalhar de outra maneira. Eles têm de ser rápidos, seguros, carregar bagagem e garantir que ela não se molhe…”

MARJAN MINNESMA, FUNDADORA DA URGENDA, UMA ORGANIZAÇÃO HOLANDESA QUE PROCESSOU O GOVERNO HOLANDÊS POR NÃO PROTEGER SEUS CIDADÃOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

ONDE O DESIGN PODE FAZER A DIFERENÇA

Pense em como reduzir a dependência dos meios de transporte, possibilitando deslocamentos a pé ou de bicicleta, ou incentivando o transporte solidário para reduzir o número de carros nas ruas. Pense em como tornar o transporte público mais atraente para os usuários, de modo a diminuir o número de automóveis. Outra possibilidade é tornar certos deslocamentos desnecessários, incentivando o trabalho remoto e a melhor distribuição de serviços e instalações pela cidade.

BRIEFING DE SÃO PAULO EM PORTUGUÊS

  • SOBRE O DESAFIO

    O QUE É O CLEAN ENERGY CHALLENGE?

    Os combustíveis fósseis são a maior causa das mudanças climáticas e ainda são a nossa principal fonte de energia. A maior parte da energia é usada nas áreas metropolitanas. É por isso que o What Design Can Do elegeu questões do uso urbano de energia como tema do Clean Energy Challenge. Junto com a IKEA Foundation e muitos outros parceiros locais, nós convocamos designers e empreendedores criativos a repensar como produzir, distribuir e usar a energia em nossas cidades. Esta competição criativa contém desafios específicos para cinco delas: São Paulo, Cidade do México, Amsterdã, Nairóbi e Déli. Existem prêmios em categorias diferentes para estudantes, profissionais e startups.

    QUEM FAZ O DESAFIO?

    O Clean Energy Challenge é uma iniciativa da plataforma de design What Design Can Do, sediada em Amsterdã, em parceria com a IKEA Foundation. O desafio também tem o apoio de parceiros locais em cada uma das cidades.
    > Saiba mais sobre nossos parceiros

    QUAIS AS DATAS & ETAPAS DO DESAFIO?

    O Clean Energy Challenge acontece de setembro de 2018 a julho de 2019.
    4 de set: Início das inscrições
    15 de nov: Fim das inscrições
    14 de dez: Anúncio dos escolhidos
    14 de dez – 14 de fev : Fase de aperfeiçoamento
    14 de fev: Fim da entrega de projetos pelos escolhidos
    6 de março: Anúncio dos vencedores pelo júri no WDCD México
    Março – Julho de 2019:Programa de aceleração
    > Saiba mais sobre o processo do Clean Energy Challenge

    O QUE VOCÊ PODE GANHAR?

    Existem prêmios em categorias diferentes para estudantes, profissionais e startups. Cada um dos vencedores, avaliados e escolhidos por um júri internacional, vai receber como prêmio um pacote que inclui um orçamento para produção e um programa de aceleração personalizado com objetivo de deixar as ideias, protótipos ou startups vencedoras prontas para receberem investimento. Quando inscrever seu projeto, você deve indicar em qual das três categorias quer participar.

    COMO MINHA IDEIA SERÁ DESENVOLVIDA?

    Após cada vencedor receber seu prêmio pelo design e a pesquisa, a etapa final do Clean Energy Challenge inclui o Programa de Desenvolvimento de Impacto, que busca maximizar o potencial e o impacto de cada ideia vencedora. Cada programa individual será personalizado para atender às necessidades do projeto criado e terá tanto componentes online quanto presenciais.

    É PRECISO MORAR EM AMSTERDÃ, NAIRÓBI, DÉLI, CIDADE DO MÉXICO OU SÃO PAULO PARA INSCREVER MINHA IDEIA?

    Não, você pode se inscrever de qualquer lugar do mundo! Se você não mora nem trabalha na cidade que pretende escolher, nós só temos uma condição: que você conheça a situação da cidade e tenha conexão com um parceiro local.

  • INSCREVENDO SUA IDEIA

    COMO ENVIAR?

    Todas as propostas devem ser enviadas pela plataforma do desafio na internet. Você precisa registrar uma conta antes de inscrever sua proposta. Os participantes que não quiserem compartilhar publicamente suas ideias (por razões de competição) podem indicar isso no formulário de inscrição. Após sua inscrição ser carregada no sistema e aprovada, você ainda pode ajustá-la se necessário. Requisitos específicos para estudantes, profissionais e startups podem ser encontrados no formulário de inscrição.
    > Saiba mais sobre como inscrever um projeto

    QUE MATERIAL É DISPONIBILIZADO APÓS A INSCRIÇÃO DE UMA IDEIA?

    Junto com nosso parceiro de pesquisa STBY e nossos parceiros locais em Amsterdã, Nairóbi, São Paulo, Cidade do México e Déli, nós preparamos um material chamado City Pack. Ele contém informações básicas, resumos com instruções de design, áreas de impacto e links úteis. Estes e outros documentos como o Manual do Workshop, para organizar um workshop independente gerador de ideias para o desafio, podem ser encontrados nas páginas sobre as cidades.

    POSSO INSCREVER UMA IDEIA EM QUE JÁ ESTOU TRABALHANDO?

    É claro! Isso provavelmente significa que você já fez sua pesquisa e já esteja aperfeiçoando sua ideia. Depois de ter lido o City Pack da cidade escolhida e sentir que sua ideia se encaixa no tema, você pode começar a inscrever seu projeto. Se você estiver trabalhando em um projeto ou produto que já está em estágio avançado de desenvolvimento e está sendo implementado, você ainda pode se juntar ao desafio desde que a sua razão para participar seja que você quer aumentar o alcance da sua ideia.

    INSCREVI O MEU PROJETO. E AGORA?

    Assim que uma inscrição é feita você precisa confirmar que ela está completa. Os únicos motivos para o seu projeto não ser aprovado é que estão faltando informações sobre sua ideia ou perfil, ou sua ideia não é relevante para o Clean Energy Challenge. Você receberá uma notificação assim que sua inscrição for aprovada. Durante a Fase Inicial (até 15 de novembro) você ainda pode editar sua proposta.

    MEU PROJETO NÃO APARECE – O QUE ESTÁ ERRADO?  

    No formulário de inscrição, os participantes devem indicar se suas ideias ficarão visíveis apenas para os membros do júri ou para o público em geral. Você pode modificar os ajustes do projeto a qualquer momento durante a Fase Inicial. Se sua ideia ainda não estiver visível depois de mudar seus ajustes de privado para público, ela pode ter sido colocada em espera por causa da linguagem identificada pela plataforma. Se o problema persistir, por favor entre em contato conosco pelo challenge@whatdesigncando.com

    O QUE ACONTECE COM MINHA IDEIA?

    Como participante, você mantém a propriedade integral da sua ideia. Caso você escolha compartilhar sua proposta na plataforma online, você dará ao WDCD e aos nossos parceiros o direito de publicar sua ideia em todos os veículos de mídia no decorrer do desafio. Caso você escolha deixar sua proposta disponível exclusivamente para o júri, e você ficar entre os finalistas (na lista dos escolhidos), nós iremos pedir a sua permissão para publicar sua ideia na imprensa. Caso um investidor potencial ou parceiro de implementação mostre interesse de desenvolver ou apoiar sua ideia (mesmo se você não estiver entre os finalistas), você tem a liberdade de decidir como compartilhar sua propriedade intelectual. Se desejar isso, podemos te ajudar e te aconselhar.
    > Saiba mais sobre nossos Termos & Condições

    QUERO JUNTAR FORÇAS COM OUTRO PARTICIPANTE. COMO POSSO FAZER ISSO?

    Você pode se conectar a outros usuários da plataforma e colocá-los como membros da equipe do seu projeto. Essa opção pode ser encontrada no modo de edição da página do seu projeto. Os nomes deles vão aparecer na barra lateral direita da página – por favor, observe que cada projeto só pode ter 1 um realizador principal.

  • SELEÇÃO

    QUANDO EU PASSO PARA A PRÓXIMA FASE?

    Depois de aprovadas, as inscrições definidas como públicas serão adicionadas à galeria de Inscritos da plataforma. Em 15 de novembro de 2018, todas as inscrições aprovadas serão bloqueadas para novas edições e passarão para a fase de Indicados, na qual um comitê de seleção de cada cidade vai julgar as inscrições e definir uma lista de finalistas. Todos os projetos indicados serão anunciados em 14 de dezembro de 2018. As datas e demais informações sobre as fases e o processo do Clean Energy estão localizadas na página do Calendário.

    COMO FUNCIONA A FASE DE INDICADOS E COMO A LISTA DE FINALISTAS SERÁ CRIADA?

    O comitê de seleção do desafio é composto por membros do What Design Can Do, da IKEA Foundation, de nossos parceiros locais e por diversos profissionais criativos, especialistas em clima e em empreendedorismo social. Durante a fase de Indicados, as melhores ideias serão reunidas por categoria em cada cidade. Todas serão consideradas e avaliadas de acordo com os critérios de julgamento: Relevância, Impacto, Viabilidade, Alcance, Entusiasmo e Compromisso. Os escolhidos serão anunciados em 14 de dezembro de 2018.

    QUEM ESCOLHERÁ OS VENCEDORES?

    Um júri internacional de especialistas de ponta representando todas as 5 cidades vai escolher e anunciar os projetos vencedores durante o WDCD Live na Cidade do México, em março de 2019.

    O QUE ACONTECE SE MEU PROJETO NÃO FOR INDICADO?

    Ideias que não forem selecionadas não passarão para a fase seguinte e serão consideradas ‘Arquivadas’. Elas ainda ficarão visíveis na galeria de projetos, a não ser que você tenha escolhido não compartilhar sua proposta com o público. Projetos que forem ‘Arquivados’ não são mais editáveis, mas você sempre poderá entrar em contato conosco se quiser fazer alguma solicitação especial.